terça-feira, 9 de abril de 2013

A Game of Thrones: The Board Game

Session Report: 06/04/2013


Estreando a série de Session Reports do blog, Nesse Sábado dia 6, jogamos a segunda edição do A Game of Thrones: The Board Game

Já tinha jogado a primeira edição e a segunda edição uma vez cada, e posso dizer que a cada partida esse jogo fica melhor!

Começamos o dia às 14:00, com dois novatos no jogo, um deles, o Guilherme novato no mundo dos games, que estava na segunda jogatina de jogos modernos de sua vida, a outra jogadora, uma das musas das nossas jogatinas, a Grazi, já calejada no mundo dos jogos modernos, mas novata no AGoT. O Thiago resolveu chegar 1 hora mais tarde do marcado, por já saber as regras.

Começamos a partida às 15:15. Grazi de Stark, Guilherme de Baratheon, Thiagão nos Lannister e eu de Greyjoy. Logo nos primeiros turnos, muita negociação envolvendo o Trono, a espada de Aço Valiriano e o Corvo mensageiro, além do envio de unidades para a muralha. Lannister prestou informações aos Greyjoy em troca de proteção marítima contra os Stark, que tinham intenção de atacar pelo mar.


Pacto marítmo? Confere! Pacto em Terra? Pra quê?


As batalhas foram sendo travadas vigorosamente, com Stark brigando com greyjoy por Moat Cailin e Funt's Finger que terminaram nas mãos Greyjoy. Os Stark em sua fome por pontos de vitória atacaram com uma grande força de catapultas, ignorando o fato de que, na defesa, as mesmas não contribuíam em nada. Os castelos foram rapidamente retomados pelos Greyjoy, apesar do grande susto e a ótima estratégia agressiva dos Stark.

Algumas batalhas Stark foram travadas com Baratheon, mas nenhuma por pontos estratégicos importantes, exceto pelo mar, em Narrow Sea, onde Baratheon, dominante até o segundo turno, foi expulso pelos Stark, que manteve o ótimo ponto até o fim do jogo, que rendeu suportes importantes a combates vitais, além de garantir para Stark o castelo de Eyrie por todo o jogo.

Quanto a Lannister e Baratheon, apesar de sempre próximos, travaram poucas batalhas ao longo do jogo, mudando isso somente no último turno, quando as duas casas, num único turno, travaram 3 combates diferentes entre si. No fim das contas, Lannister levou a melhor, apesar do Apoio (moral) de Greyjoy pela vitória de Baratheon (nos combates...).

Os exércitos Lannister e Stark nem chegaram a se ver, e os de Baratheon travaram batalha apenas uma vez contra Greyjoy, na retomada de Moat Cailin no último momento.

As disputas fora do jogo também foram acaloradas, as mães dos jogadores foram poupadas, mas ainda assim muito fervor nas negociações. No último confronto de reis, Stark levou a melhor no Trono e no Corvo Mensageiro, e ainda por cima, durante um ataque às muralhas deu a maior contribuição de exércitos, e foi nomeado o detentor da espada de aço valiriano, o que os tornou a nação mais poderosa nos últimos 2 turnos de jogo. Acontecimento precedido de muita discussão e tentativa de persuasão por parte de Greyjoy às outras casas, que queriam contribuir contra o ataque. Greyjoy sabia que isso só ia terminar bem para os Stark.

Apesar da dominância dos 3 poderes até o último turno (quando mudaram novamente), a força Stark não foi párea pra segurar os castelos que tinha dominado, e as batalhas travadas nas últimas tentativas de dominação terminaram com Greyjoy e Lannister empatados, com 4 castelos cada.

O que fez Lannister ganhar?? Como todo bom Lannister, Thiago foi diplomata e conseguiu tirar da então Rainha Stark uma posição de influência melhor no trono do que os Greyjoy (decidido por desempate), diplomacia que foi essencial para definir a vitória merecida dos Lannister em Westeros.


Apenas um pode ser o detentor do Trono de Ferro


Fim de jogo: Thiagão vencedor, seguido de mim, Grazi em terceiro detentora do trono, e Baratheon, o aprendiz de principe, em quarto lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário