quinta-feira, 11 de abril de 2013

Review: Dungeon Petz

Esse é o jogo do momento pra mim. Com um tema bem original e regras que se encaixam perfeitamente, a imersão do jogo é completa e a experiência de jogá-lo é sensacional.

Nesse jogo, cada um dos jogadores controla uma família de Imps, que, cansada de trabalhar nas masmorras colhendo ouro para os Lordes das Masmorras (outro dia faço review desse também), resolve se reunir e sair para o mundo e começar um negócio altamente lucrativo: Um Pet Shop.

O problema é que todas as famílias tiveram a mesma idéia.


Setup do jogo para três jogadores

Cada jogador representa uma família de Imps, e o objetivo no jogo é ser a família com o Pet Shop mais bem conceituado, o que é representado por pontos de prestígio ao longo do jogo. No fim, quem tiver mais prestígio ganha.

Cada família começa o jogo com um pet shop, que contém uma vitrine de pets (Pet Display), que é onde o jogador vai colocar as jaulas que comprar ao longo do jogo, bem como os acessórios (bolinhas para os pets brincarem, grama para os pets vegetarianos, etc). Nas jaulas, ficam expostos os pets, que devem ser comprados no mercado de pets. O Pet shop também conta com uma dispensa, para os alimentos dos petz, os artefatos e o dinheiro da família.

Toda rodada os jogadores devem enviar grupos de imps para fazerem compras nos mercados locais. Dentre as opções de ações durante o jogo, os imps podem comprar animais recém nascidos, jaulas novas, acessórios para as jaulas, comida para os animais, artefatos mágicos, ir para a bancada de exposição ou participar como jurados em uma das exibições locais de pets.


Impzinho nada marrento...

A tomada de decisões no jogo é muito bem bolada. Você precisa de pets, mas quanto mais pets, mais jaulas e mais comida, e ainda, mais você precisa satisfazer as necessidades deles. Achou que era fácil cuidar de pequenos animaizinhos? Errou feio!!
  • Eles sentem fome, e se você não os alimenta, eles morrem (e você vai se sentir culpado!).
  • Eles querem brincar, e se você não brinca com eles, eles entram em depressão.
  • Se você não usar jaulas com proteção mágica, eles sofrem mutações! Isso mesmo, não são animais comuns, são animais dos mundos de fantasia de RPG, onde Imps são donos de pet shops. Mas seus clientes em geral não gostam de bichos com 3 olhos ou duas caldas. Mutações não são legais.
  • Eles cagam. Sim, eles cagam nas jaulas e você tem que limpar! Se não limpar eles pegam doenças e morrem!
  • Eles ficam com raiva, e se a jaula não for forte o suficiente, fogem! Sim, seu pet shop perde prestigio quando você não tem controle sobre seus animais!
E o pior. Quanto mais o tempo passa, mais eles crescem, e mais necessidades eles tem. (E como cagam!)

Basicamente durante o jogo você tenta ter o máximo de animais e o pet shop com maior variedade de coisas. Ao mesmo tempo que cuida para que seus animais fiquem saudáveis, para que possam ser vendidos para os clientes mais influentes, que espalham a fama do seu pet shop dependendo do quanto eles gostam dos animais que compram, você tem que desenvolver o melhor de seus pets para que eles participem das exibições locais, onde quanto mais talentosos, mais prestigio seu pet shop recebe.

Cada cliente tem um gosto diferente. A Maga por exemplo, gosta de animais com propriedades mágicas fortes, mas sem mutações (ou seja, animais mágicos estáveis). O Porky Orky gosta de animais que assim como eles, só querem saber de comer, cagar e serem violentos (gosto eh gosto...).

Em relação às exibições, todas precisam de jurados, confiáveis e imparicais, para julgar quais pets são os melhores. Durante a fase de ações, uma das ações é enviar um dos seus imps para ser voluntário como jurado imparcial e confiável nas exibições de pets, o que lhe dá... digamos... uma certa vantagem nas exibições. A pontuação nas exposições é individual. Cada exposição reseta as minions para o zero (exceto quando há um imp de um dos pet shops participando como jurado), e cada que seu pet marca na exposição, move sua minion a quantidade de pontos gerados. No fim da exposição, os pet shops ganham pontos de prestigio baseados em suas posições na exposição.


Veja no canto direito. A exposição ainda nem começou, mas já da pra saber que um dos jurados é do Pet Shop vermelho. Haja imparcialidade!

As exibições também são muito temáticas. Na exibição de Arena, por exemplo, ganha o pet mais raivoso. No Concurso de Comida, ganha o pet mais esfomeado (claro que o seu imp-jurado-imparcial-confiável pode mexer uns pauzinhos... Nada demais =).

Dungeon Pets está no merecidíssimo 3º lugar no meu top 10 pessoal, e de todos os jogos que já dei nota no Boardgamegeek, apenas 6 jogos tem minha nota 10. Dungeon Petz é um deles.

Um comentário: