quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sábado de... A Game of Thrones?? - Parte 1

25/05/2013

Neste sábado esperávamos 5 ou 6 jogadores na Távola. O convite foi enviado, prevendo uma partida de A Game of Thrones, e a galera aceitou, confirmou presença e... furou! Bandeira branca!


Westeros, abandonada à chegada do inverno.

No fim das contas, quem participou foi a clássica galera da Távola. Na verdade foi a primeira vez em que estavam na mesa apenas os 3 que mais amam jogos de tabuleiro, creio, de todos que já jogaram no grupo da Távola. Já estivemos juntos em outras ocasiões, mas nunca somente nós três. Então, tornamos o dia em um dia de jogos mais simples, mas não menos estratégicos e táticos.

Eramos eu, Grazi e Thiagão. Os 3 mais viciados na mesa só podia resultar em um dia disputado, com direito a porrada estratégica no Nexus Ops, cooperatividade no Space Hulk e no Zombicide, e zueira com direito a um monte de "Toma essa! Mwahaha!" no Survive: Escape from Atlantis.


A Clááássica galera da Távola! (e a Grazi vai reclamar que saiu mal na foto, como sempre reclama das minhas fotos. =P)

Começamos com o Nexus Ops. Regras explicadas em não mais do que 20 minutos, e a porradaria rolou solta! Nesse jogo de cenário futurístico, cada um de nós controla uma o exército de uma corporação, que foi para uma lua de um planeta alienígena em busca de Rúbio, a mais valiosa fonte de energia do ano 2315. Mas ao invés de cientistas ou mineradores, cada corporação envio seu melhor exército para garantir o domínio do território. Primeiro a gente marca território, depois a gente pensa em como vai voltar com a parada pra casa. =P


Rubium Dragons e Lava Leapers se aproximando da principal fonte de Rúbio da Lua alienígena, já dominada pelos exércitos Grazianos.

O foco do jogo é a porradaria! O jogo incentiva bastante os combates, pois o jogador que ganha um combate como atacante, imediatamente ganha 1 ponto de vitória. Além disso, você só pode completar alguns objetivos quando ganha um combate. A relação da ordem e das habilidades especiais das diferente unidades no combate também foi muito bem pensado, e é um dos combates mais interessantes que já vi implementado em um jogo.

As miniaturas do jogo são muito bem detalhadas e dão muita imersão no tema (característica principal da produtora do jogo, a Fantasy Flight Games), e quanto ao jogo em si, apesar da simplicidade das regras, é bastante tático, e o nível de sorte serve apenas para dar uma aprimorada na tomada de decisões, melhorando ainda mais o jogo. A sorte não é exagerada, mas também não é pouca demais ao ponto de um jogador que dispare se torne inalcançável.


Overview do jogo, no momento em que os RedEmos do Thiagão dominavam o Mololito.

O jogo subiu algumas posições no meu ranking, indo parar no meu Top 10, mandando o War of the Ring pra 11º. Um dos destaques do jogo, é que ele tem algumas variantes, onde cada partida pode ser jogada com um conjunto diferente de regras, tornando a re-jogabilidade muito alta.

No fim da partida, a Grazi ganhou com 13 pontos (1 a mais que o necessário pra ganhar), eu fiquei com 10 e o Thiagão com 7, e uma puta vontade de jogar de novo (pelo menos pra mim =).

Partimos para o Space Hulk: Death Angel. Nesse card game cooperativo, cada um de nós controla um ou mais times de Space Marines, invadindo um Hulk (espécie de Dungeon futurista) de Genestealers (raça alienígena que está querendo destruir os Space Marines), com algum objetivo especifico, que muda de uma partida para outra.

É de longe o jogo cooperativo mais difícil que já joguei, e o segundo melhor cooperativo (perdendo apenas pro Gears of War, que fiz um Report aqui). Em uma rolagem de dados seu Space Marine pode morrer, da forma mais simples e direta possível. Não tem essa do Marine tomar um de dano: nesse jogo um de dano é igual a morte. Se morrerem todos os Marines, acabou o jogo. E entre nós e nossa missão, existem 4 andares abarrotados dos alienígenas donos do Hulk, que não estão muito felizes com nossa presença.


Caveira: um alien maldito a menos pra se preocupar!

Nessa partida, tínhamos que sabotar a ativação de um portal de teleporte dos Genestealers, utilizando um painel de controle encontrado no último andar. Cada vez que utilizávamos o painel de controle escolhíamos vasculhar informações, ou tentar desativar. Cada vez que vasculhávamos, a nossa chance de desativar o portal aumentava em 1 ponto (para um máximo de 5). Após uma luta suada, e 8 Space Marines mortos, conseguimos vasculhar informações no Painel 3 vezes, e logo depois, na primeira tentativa de desativação, conseguimos desligar o portal. Objetivo completo, vitória (suada) dos Space Marines!

Novamente somente elogios ao jogo. Mais um jogo da Fantasy Flight (que estão todos de saco cheio de me ouvir dizer, e ler, que é minha produtora favorita), com arte muito boa, encaixe da temática muito bem bolado e mecânicas fantasticamente bem encaixadas, altamente imersivo.

O sábado não terminou por ai, mas como foi longo, continuo o Report na próxima postagem! Até lá!

2 comentários:

  1. hahaha ainda bem que você sabia que eu ia reclamar né, Mário (e mesmo assim colocou a foto ¬¬ )
    Adorei os jogos desse sábado, aliás, adorei esse sábado =D

    ResponderExcluir
  2. Ah, vai, a outra foto sua ficou bem legal!! Compensou! =P

    ResponderExcluir